English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Singela Homenagem

ANTÓNIO RODRIGUES GAMEIRO
(1928-2011)


MAIS DE CINQUENTA ANOS AO SERVIÇO DA ENGENHARIA E DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

Desapareceu um dos grandes lutadores pela causa dos Engenheiros Técnicos em Portugal, e um dos grandes obreiros da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Concluiu o curso de Construções, Obras Públicas e Minas em 1953, no então denominado Instituto Industrial de Lisboa.
Desenvolveu a sua longa e intensa actividade como projectista, empresário e gestor, deixando o seu nome ligado a inúmeros empreendimetos e obras de engenharia civil.
Engenheiro técnico de elevada competência, foi um profissional de alta craveira e um grande lutador, sempre disponível e solidário na defesa da justiça e dos legítimos direitos da nossa classe.
Desde sempre com os engenheiros técnicos, colaborou com toda a disponibilidade, o maior empenho e rigor de procedimentos, o que o tornou como referência e um membro de consulta obrigatória na assunção de todas as posições e medidas para a nossa Classe.
António Gameiro, membro nº 1 da ANET/OET, foi o Presidente da Comissão Instaladora da ANET, nomeado por Portaria de Sua Excelência o Ministro do Equipamento, do Planeamento e Administração do Território.
Várias vezes chamado a participar nos órgãos dirigentes da nossa organização, integrou o Conselho Deontológico da APET, foi Vice-Presidente da ANET, desempenhava actualmente as funções de Conselheiro do Conselho da Profissão da ANET e Coordenava o Gabinete Técnico da ANET.
Pertencia ao grupo restrito dos engenheiros técnicos portugueses, que recebeu o Título de Eur Ing, tendo sido Vice-Presidente do Comité Nacional da FEANI. À família enlutada, a nossa solidariedade e as nossas sentidas manifestações de pesar.
Os engenheiros técnicos perderam um ilustre Colega. Saibamos honrar a sua memória seguindo o seu exemplo de Engenheiro Técnico e Homem.

Copyright © 2011 ANET-Website Oficial

O texto acima é o oficial, publicado no website da ANET. Pela minha parte, não quero de deixar aqui de relembrar o colega e amigo que conheci, apesar da geração que nos separava, quando iniciei a minha prática profissional, já lá vão mais de 20 anos. O tempo voa. E de que maneira... Foi com uma enorme mágoa que tomei inesperadamente conhecimento da sua partida. Apesar da idade já um pouco avançada, ainda há cerca de um ano me cruzei com ele e parecía-me bastante bem. No meu percurso profissional, tive a oportunidade de constatar a sua rectidão de carácter, verticalidade e forte personalidade. Algumas obras nos cruzaram neste caminho, que é a Vida, com uma brevíssima passagem pelo IMOPPI, pelo prestigioso convite que me dirigiu na altura para o integrar e que nos deixam saudades do seu grande profissionalismo, humanismo e companheirismo, só apanágio dos Grandes Homens.

Até Sempre!
Eduardo Cunha Lopes